Seja em atleta de alta performance, um atleta amador ou simplesmente quem quer uma melhor qualidade de vida, o condicionamento físico tem cada vez mais destaque na prevenção de lesões musculoesqueléticas e de doenças metabólicas e cardiovasculares, como diabetes e hipertensão arterial.
O condicionamento físico está associado ao desenvolvimento equilibrado de todas as capacidades relacionadas às condições físicas, como força, resistência cardiorrespiratória, muscular e também a flexibilidade.
Além de prevenir as doenças já descritas, o bom condicionamento leva ao peso ideal (com menor sobrecarga osteoarticular ), melhora no humor, melhora do sono, disposição para as tarefas dom dia a dia e sensação de bem-estar causado pela liberação de endorfinas.
Mas o condicionamento físico deve ser realizado com regras para evitar as lesões de overuse, quando os exercícios são feitos de forma indiscriminadas ou incorretas.
Para que seu condicionamento seja feito de forma adequada siga essas regras:
- Procure um médico e realize exames preventivos, dependendo se sua idade e antecedentes familiares e pessoais.
- Prepare sua musculatura com alongamento alternados com reforço muscular. Lembrar que os alongamentos devem atingir a maior parte dos grupos musculares e devem ser realizados antes e depois das atividades. Procure um educador físico para sua orientação.
- Atinja seus objetivos de forma gradual. Nunca tente ganhar o tempo perdido rapidamente.
- Faça períodos de repouso para recuperação musculoesquelética.
- Cuide da alimentação. Lembrar que a hidratação evita lesões além do desequilíbrio metabólico.
- Utilize equipamentos adequados . Tênis apropriados, raquetes apropriadas , vestimentas, etc colaboram para evitar as lesões do esporte.
Se mesmo assim você apresentar uma dor fora do usual ou uma lesão fora dos planos, procure um Ortopedista!!!